terça-feira, 29 de setembro de 2009

Água & Exercício

  




     Existe uma verdade quase que universal na prática de exercícios físicos. Todos nós iremos suar durante uma atividade física. É fato, é fisiológico. É óbvio que existiram diferenças entre as pessoas, uns suarão mais outros menos, afinal de contas existe a individualidade biológica, mas todos irão suar. Uns poderão ficar ensopados, molhados, pingando suor. Outros farão pequenas marcas na camisa apenas, normalmente nas axilas (imagem linda não!?). Mas todos irão suar. Mas da onde surge tal suor? Da onde vem tal liquido? Isso é algo que muitos não sabem. A água presente no suor é oriunda da nossa corrente sanguínea, do nosso sangue. Juntamente com outras substâncias, como o sódio por exemplo, ela é eliminada pelos poros de nossa pele, tendo como finalidade a manutenção do equilíbrio térmico durante o exercício, ou seja, mantêm nossa temperatura corporal dentro dos parâmetros interessantes para o organismo, evitando assim uma hipertermia. Essa eliminação da água presente no sangue fará com que sua viscosidade aumente, trazendo mais trabalho para o coração e elevando a nossa pressão arterial. O sangue ficará mais grosso, mais espesso. Isso já não é uma situação interessante, pois o exercício naturalmente já faz com que a PA e os esforços do coração se elevem, havendo a necessidade de reposição desta água. Chegamos com isso ao ponto central da nossa conversa. A importância da água no exercício. Um dos fatores já foi citado. A reposição de água para o equilíbrio da viscosidade do sangue. E este é um fator muito importante. Outra coisa que podemos citar, e até possui relação com o que foi dito anteriormente, é a desidratação. Nosso organismo necessita de água para funcionar. Nossas funções fisiológicas possuem relação direta com a concentração de água em nosso corpo, por isso a importância de mantermos uma ingesta constante de líquidos durante a prática física. Indica-se que sejam ingeridos por volta de 250 ml de algum líquido a cada 15 min de atividade física, dando preferência logicamente à água. Muitos utilizam bebidas isotônicas no lugar de água, o que por um lado é bom, pois além de existir a reposição da água ocorre também uma reposição eletrolítica. Entretanto, para quem deseja emagrecer isto não é aconselhado, já que tais bebidas possuem glicose em sua receita, fazendo com que o organismo use-a como energia ao invés da gordura armazenada.


Relação de % de redução de peso corporal e as respostas orgânicas

% de Redução de peso corporal Resposta orgânica

1 Limiar da sede, limiar para os primeiros sinais de decréscimo da capacidade física.

2 Sede intensa, baixa apetite, vago desconforto e sentimento de opressão.

3 Aumento da hemoconcentração, redução da produção urinária, boca seca.

4 Redução de 20-30 % da capacidade física.

5 Dificuldade de concentração, dor de cabeça, impaciência e sonolência.

6 Severo decréscimo na regulação da temperatura em exercício, aumento da taxa respiratória, formigamento e insensibilidade nas extremidades.

7 Surgimento do colapso se combinado ao calor e exercício.

GREENLEAF (1992) citado por MARINS (1998).

 

 A água é indicada em todos os casos, até mesmo para os indivíduos que desejam uma hipertrofia muscular. Ela é uma das principais formadoras do sarcoplasma, que é a substância extra-elular presente nos músculos, é o citoplasma das células musculares. Como uma das formas de hipertrofia é a hipertrofia sarcoplasmática (aguardem artigos futuros!!!), o aumento da quantidade de água presente no sarcoplasma irá potencializar esta hipertrofia, deixando os marombados de plantão visualmente com mais massa muscular. Considera-se portanto a água um suplemento natural (GARON, 2009), que pode ser utilizada de forma inteligente para tal fim. Além disso que já foi mencionado, e dentro das funções fisiológicas brevemente citadas, podemos colocar outras importantes funções à água, como por exemplo o melhor funcionamento de nossos intestinos e a digestão em geral, , a manutenção de uma pele saudável e menos enrugada, manutenção do metabolismo num funcionamento adequado, grande importância na respiração e no equilíbrio ácido-base. Com tudo isso, concluímos claramente que é importante a ingestão de água durante e após a atividade física, principalmente nas atividades que promovem uma grande sudorese e em dias com temperaturas elevadas, protegendo assim nosso organismo de futuros problemas, e potencializando o resultado de nossos treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário