quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto Benefícios do exercício físico - Abordagem geral II - Efeitos Metabólicos

Dando seqüência ao nosso projeto (meu na verdade!) sobre os Benefícios do Exercício Físico, hoje abordaremos informações relacionadas aos nossos sistemas metabólicos e afins. Aqui cabe um parênteses [()?]. Não serei tão detalhista porque acredito que as informações devem ser buscadas em suas fontes originais (Vá ler um livro!) e costumo usar apenas os conhecimentos que me vêem a mente no momento que estou escrevendo, ou seja, não estou com nenhum livro ao lado para citar fontes ou buscar todos os malditos detalhes, ok?! Ótimo, continuando. O exercício físico é um dos maiores “fatores estressantes” para o nosso organismo, e este estresse causado por ele provoca inúmeras mudanças no funcionamento do nosso corpo. A primeira coisa a ser notada é o melhor funcionamento do organismo em si, ou seja, nosso corpo irá funcionar com uma maior eficiência. Coração, pulmões, rins, fígado, cérebro e etc., todos nossos sistemas terão suas funções potencializadas pelo exercício físico.
Após a adaptação ao treinamento, começaremos a vivenciar as adaptações metabólicas oriundas de tal fato. Uma delas é o aumento do volume sistólico. Não é necessariamente a primeira, mas está entre uma delas. O volume sistólico é a quantidade de sangue ejetada pelo coração após a sua contração (Sístole), e ele depende da quantidade de sangue presente na cavidade do coração e na capacidade de promover a ejeção das fibras do miocárdio (de contrair, de chutar o sangue pra fora!!!). Normalmente na casa dos 70 ml, esta quantidade de sangue aumenta com o treinamento, pois além do coração desenvolver uma maior capacidade de contração (devido a hipertrofia do miocárdio), a quantidade de sangue no retorno venoso também aumenta, causando um maior enchimento do coração (NOTA: Vá estudar o mecanismo de Frank-Starling!!!). Dentre os benefícios desta “adaptação ao exercício”, podemos dizer que o fato do coração conseguir bombear mais sangue por cada “bombada” (rs!) faz com que ele possa “bombar” (risos!!) menos vezes durante o dia, isto é, a freqüência cardíaca de repouso será menor (e durante o treinamento também),  causando um cansaço muscular menor e preservando a funcionalidade do nosso meninão (Coração). Isso também irá melhorar o débito cardíaco, que é uma relação entre a freqüência cardíaca e o volume sistólico (DC = FC X VS), mensurando a quantidade de sangue bombeado pelo coração em 1 minuto. O ideal é aumentar ele através do aumento do VS, pois iremos preservar o coração. BÃO NÉ!!!!
O exercício físico, principalmente a atividade aeróbica neste caso, também irá contribuir para um aumento do VO2 máximo, ou sub-máximo, que é a capacidade máxima de utilização do O2 como energia no nosso corpo (Detalhes???? LIVRO. Mas futuramente teremos um texto só sobre o VO2, se eu tiver afim!).Podemos dizer que é uma forma de mensurar o estado de condicionamento cardiorrespiratório da criatura em si. Uma maior capacidade de utilização do oxigênio pelo organismo, só nos trará benefícios. O transporte e a utilização de oxigênio será mais eficiente, com a melhora do VO2 e conseqüentemente uma maior capacidade aeróbica, conseguiremos catabolizar as gorduras de forma mais eficiente, ou seja, promove-se o emagrecimento de forma mais rápida e saudável. BÃO NÉ (2)
Outra alteração metabólica que irá ocorrer em nosso organismo, está relacionada a pressão arterial (PA). O exercício físico ( principalmente o resistido, com cargas altas) promove uma diminuição da restrição periférica nas artérias, e também auxilia na criação de novos vasos (capilares), o que fará com que a Pressão arterial diminua consideravelmente. Além disso, ele aumenta a capacidade elástica de nossas artérias e ainda promove a desobstrução das mesmas (ARTEROSCLEROSE). Outros fatores como emagrecimento e aumento da massa magra também produzirão efeitos positivos na pressão arterial.
Existiram outras alterações metabólicas interessantes também, como aumento da sensibilidade a insulina, funcionamento renal, atividade gastrointestinal, dentre outras. Mas por hora é isso...Já cansei..próximo post , efeitos psicológicos...inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário