quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Academia virou balada????? (Texto crítico)

    Esse texto não será nada construtivo (do ponto de vista técnico digamos). Não trarei informações interessantes e úteis para o dia a dia das pessoas que praticam alguma atividade física. É um desabafo, ou uma reflexão na verdade. E já deveria ter feito isso a mais tempo, entretanto acreditei que poderia mudar algumas coisas, pelo menos no estabelecimento onde trabalho, mas acho que isso é uma tendência tão forte nesse momento que qualquer mudança é praticamente impraticável. Enfim, afinal de contas, porque diabos as pessoas acham que a academia é uma extensão da balada????? Não é porque é um local de "descontração" que ela deve ser encarada como local de diversão, azaração e afins. A academia (ginásio é um melhor termo na verdade) é um laboratório para prática de treinamentos físicos (resistidos, aeróbicos e mistos). Claro que existe um grande apelo pela socialização, mas isso é criado pelas pessoas e não pela instituição. É óbvio que o ambiente tem que ser alegre, ter uma boa música (em termos, mas enfim), ser o mais animado possível para estimular os praticantes (já que o simples fato de o exercício fazer bem para a saúde não conseguir motivar a maioria, FRACOS!), mas estes tem que entender que estão ali para algo sério, diferente da balada. A música não deve ser ensurdecedora, e sim apenas ambiente; Academia não é local para ficar dançando (a não ser que esteja numa aula de dança de salão!); Não é local para ficar azarando literalmente (uma paquerada vai né galera, agora ficar enchendo o saco da menina enquanto ela está fazendo algum exercício não, se liga!); Não é um ambiente onde você deve ir extremamente perfumado, maquiado e com roupinhas "legais" (calça jeans e camisa pólo é o cúmulo), você será taxado de ridículo pela maioria das pessoas  (por mim com certeza); Jóias nem pensar (tem gente que pode fazer alguns exercícios só com aquelas malditas correntes gigantes de prata, não precisa nem de halteres, além de se achar o 50 cent.); As pessoas não vão "malhar", vão TREINAR, é algo sério, caso não compreenda a diferença, ou não consiga nem imaginar, o ginásio não é um lugar para você.
   A maioria das pessoas que se encaixam nos comentários acima, esquecem que a academia (gym) também é freqüentada por pessoas com idade bem acima da delas (e graças a deus que isso acontece), que estão lá por questões de saúde e não para "ver as gatinhas", e que estas merecem respeito, assim como todos na verdade, mas algumas atitudes atingem especificamente este público (além de crianças, familias e qualquer outro ser que não se enquadre no perfil "vou na academia para me divertir"). Imagine o quão desagradável é para uma senhora de 65 anos ouvir uma música extremamente alta (e chata) durante todo o seu treino, ver pessoas apenas conversando e não mostrando nenhum respeito pelas pessoas ao redor, dançando como se estive numa pista de dança e etc. Se é desagradável pra mim, imagina pra ela? Sem contar os "adoradores de espelho" que a cada 3 minutos dão uma arrumadinha no cabelo, confere o bíceps de frango murcho, ajeita a corrente e etc. Totalmente ridículo.
   Os profissionais que trabalham no estabelecimento não são DJ's, não tem que colocar uma música para agradar a X, Y ou Z. E sempre são as músicas "top's das baladas". Eles são professores que estudaram (e muito, pelo menos no meu caso) para ter condições te passar a maior quantidade de informações possíveis para seus alunos, pensando sempre no bem estar e saúde do mesmo. Não estão lá para ouvir estórias e serem legais. Estão lá para ENSINAR, para fazer com que você desenvolva conhecimento, e não para instruir a execução correta de um movimento. Isso qualquer idiota sabe fazer. E é por isso que sempre digo: NÃO SOU INSTRUTOR (Instrutor trabalha em auto-escola, com todo respeito). Instrutor de musculação pra mim é um profissional ridículo, que não valoriza seu trabalho e conhecimento (muitos não merecem) que não sabe merda nenhuma do que está falando, que é apenas um reprodutor de informações, em sua maioria inúteis e sem fundamento. Sou um EDUCADOR FÍSICO, UM PROFESSOR DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, nem professor de musculação é o termo, é de Educação Física. Talvez quando a maioria dos alunos entenderam tudo isso, o ambiente perderá a conotação de "extensão da balada" e se tornará algo mais sério, e com isso todas as pessoas terão resultados excelentes, principalmente os frangos que vão par ao estabelecimento para ver as meninhas, ouvir música e se olhar no espelho, achando que impressiona alguém com aquele corpinho de pernilongo (ah o cérebro deve ser igual!). Poderiam existir mais "Ginásios Hardcore"(ou como prefiro "Ginásios Underground's") como a Gold Gym nos EUA (grande Arnold) ou a Temple Gym na Inglaterra(Grande Dorian e profº Waldemar) e a extinta Ironworks do professor Waldemar Guimarães. Quem quiser conhecer o que é um local realmente sério para treinamentos, essas são as referências, infelizmente nos resta apenas o youtube. Quem sabe um dia a gente chega lá novamente, enquanto isso não acontece, continuaremos com as músicas irritantes, pessoas idiotas e assim por diante...